terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Convidado Mais tu! - Dário Sousa "Escultura em Arame"

Hoje no Mais tu! temos um convidado muito especial, Dário Sousa, o designer que já há dois anos colabora regularmente connosco. A sua inspiração para este Natal foi buscar um anjo aos céus para iluminar o nosso caminho :)


Muito original e de grande beleza :) 

Dário Sousa
Não tenho o hábito de falar muito sobre mim, mas parece que desta vez tem de ser.  :D


Esta história começa em Ribamar, uma pequena aldeia do Concelho de Mafra (Lisboa) , é sobre um miúdo de nome Dário. Desde pequeno que adorava fazer os seus próprios brinquedos. Pegava num canivete, ou alicate, um pouco de madeira, palitos, rolhas de cortiça… enfim, o que aparecesse à mão servia para horas de diversão. Foi crescendo e todos os seus primos mais novos adoravam que ele lhes fizesse desenhos ou brinquedos, aviões, carros feitos com rolhas de cortiça, caravelas em casca de noz…

Continuou a “crescer” (mas só em tamanho) e optou por seguir artes, sempre tinha adorado ver os projetos das casas que o seu pai construía, dele tinha herdado a habilidade e gosto pelos trabalhos manuais. Após o ensino secundário conseguiu entrar para a universidade e no ano de 2004 terminou a licenciatura em Design – Ramo de Design Industrial, na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.

Estagiou como Designer Industrial e Gráfico em fábricas e ateliers, até que voltou costas e “fugiu” para norte. Aí, no ano de 2008 foi professor de Educação tecnológica pela primeira vez, não ensinava apenas, mas também se divertia imenso a “brincar” com os seus alunos. Não é todos os dias que se consegue ter um pequeno grupo dentro da sala de aula à hora do intervalo. :D

Em agosto de 2010, por não querer ficar quieto durante as férias escolares foi a uma entrevista de trabalho onde encontrou uma senhora muito simpática de nome Iria, e ela disse-lhe, vou falar com a minha filha, penso que ela está a pensar fazer uma coisa em que vai precisar de ti…

E desde então, com mais ou menos regularidade, tem feito trabalhos como designer para a Lembranças Soltas, parece que desta vez a brincar novamente com arames! ;)

Anjo em Arame
Esta figura não foi criada a pensar num passo a passo, nem me imagino a descrever-vos minuciosamente todo o processo!
Posso dizer-vos que foi inspirado na decoração de natal que uma vez encontrei num centro comercial, esta pequena figura em específico foi inspirada no anjo para colorir que encontrei online (1ª imagem). 



A figura foi realizada usando arame zincado com +/- 1mm de espessura, para amarrar os vários elementos à estrutura principal foi utilizado arame em cobre com +/- 0.5mm de espessura. Como ferramentas utilizei um alicate de corte e dois de pontas, um serrilhado para conseguir segurar a peça e outro liso, para poder moldar sem danificar o arame.

Comecei por cortar um pedaço de arame com cerca de 2 palmos, dobrei-o sensivelmente a meio e enrolei os arames, dando forma ao que viria a ser uma cabeça, tendo atenção às proporções dos diferentes membros, foram sendo adicionados novos arames que definiram os contornos e deram estabilidade à forma. As asas foram realizadas com formas simétricas e posteriormente fixas ao corpo. Também os braços foram realizados em separado, possuindo um perfil onde eram perfeitamente visíveis braços estendidos, de mãos abertas, cujos dedos  foram curvos de forma a podem segurar uma vela.


Os espaços vazios foram preenchidos com “s” de espirais nas suas extremidades.
Nada seguiu um projeto , fui apenas seguindo os “conselhos” que o arame me deu…



Espero que tenham gostado, caso contrário estou tramado! ;)
Dário Sousa

3 comentários: